quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Quanto mais cedo, melhor, porém se for ainda mais cedo é melhor ainda.

Salve galera!

Retornando para mais uma indicação literária no espaço 'Mente Sã'.

Peço desculpas pelo atraso na publicação do artigo. Confesso que meus planos para o texto desse inicio do mês estava completamente voltado para o "Bolso São", entretanto durante as pesquisas para compor dois textos anteriores (A Dívida Boa e Consuma com Moderação) - para ser mais preciso foi enquanto revisava o texto sobre as dívidas ruins, uns dias antes de publicá-lo - me deparei com um livro escrito pelo americano Jon Hanson, que se chama - vejam só - Dívida Boa, Dívida Ruim.

E aí, obviamente que fui atrás de comprar esse livro para saber qual seria a abordagem do autor para com o tema e, para minha imensa felicidade e satisfação, descobri que estamos no caminho certo nesse blog. É claro que para escrever nossos artigos lemos, estudamos e pesquisamos muito sobre os temas com a finalidade de trazer sempre uma informação crível e confiável para vocês - que não quer dizer que estamos imunes a falhas, aliás muito pelo contrário. Somos humanos e como tal erramos sim. Apenas trabalhamos para que os acertos sejam mais vultuosos e numerosos que os erros.

Enfim, o que eu queria dizer é que me traz imensa alegria descobrir, por acaso, que nossos escritos estão em consonância com as palavras de quem já é tarimbado no assunto. 😍

Mas chega de enrolação e vamos ao livro.


Em dez capítulos o autor consegue, de maneira leve e divertida navegar entre as dívidas boas e as dívidas ruins mostrando como elas são capazes de influenciar em nossa vida.

Ao longo do texto ele faz alguns comparativos entre a saúde financeira e saúde física, como quando faz um trocadilho com dívidas e diabetes criando o termo dividabetes. Jon Hanson também faz uma classificação das pessoas em dois perfis financeiros: Os Consumerati e os Econo-Sábios.

O primeiro grupo, os Consumerati, são aqueles que vivem no limite de suas posses e em geral nunca pensam no futuro. Já o grupo dos Econo-sábios aje o hoje pensando em como isso afetará o futuro.

Segundo o autor, cada grupo tem três características preponderantes e também opostas, que levam a felicidade duradoura (Econo-sábios) ou a felicidade temporária (Consumerati).

Características dos Econo-sábios:
Disciplina - Dilação - Discernimento

Características dos Consumerati:
Indiferença - Imediatismo - Ignorância

Seguindo pelas páginas, logo chegamos nas consequências das dívidas:

  • Perda de Liberdade
  • Perda de Fluxo de Caixa
  • Perda de Tempo
  • Perda de Oportunidades
Na sequência o autor aborda temas como o controle emocional, o adiamento do prazer de consumo, o casamento e até mesmo a morte - "E se você não morrer?" é o título do capítulo.

E para complementar o bom humor empregado no livro, o autor ainda concebeu umas charges para ilustrar o inicio de cada capítulo e rechear alguns capítulos.



É um bom livro que, através de histórias pessoais do autor, consegue fazer atentar para pequenas (e grandes) questões do dia a dia e principalmente (re)pensar em como agimos no agora e quais os resultados desses atos no futuro. Como diz Hanson: "Quanto mais cedo, melhor, porém se for ainda mais cedo é melhor ainda".

Um grande amplexo e até a próxima!
'Stay alive'

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 
Serviço:
Título = dívida Boa, dívida Ruim
Autor = Jon Hanson
Editora = Best Seller
ISBN = 978-85-7684-120-3
Lançamento = 2005
Páginas = 253