segunda-feira, 16 de abril de 2018

Seu sonho está a venda?

Salve galera, Adriano outra vez aqui.

Sejam muito bem-vindo para mais uma indicação no "Espaço Mente Sã". Minha dica de leitura hoje vai para o livro de um autor brasileiro que é best seller em todo o mundo. Seu jeito de escrever, fortemente influenciado por sua formação como médico psiquiatra, sempre me faz dar uma pausa em tudo e repensar o modo como tenho levado minha vida e rever os planos futuros.

Se ainda não descobriu de quem estou falando, esse autor é Augusto Cury. Augusto Jorge Cury é um médico psiquiatra, psicoterapeuta, pesquisador, professor e escritor brasileiro que teve suas obras já publicadas em mais de 70 países e vendeu mais de 25 milhões de exemplares só no Brasil. O Dr. Augusto Cury também é o autor da Teoria da Inteligência Multifocal, que analisa o processo de construção de pensamento, sendo um dos poucos pensadores vivos cuja teoria é estudada em cursos de mestrado e doutorado nos Estados Unidos, Europa e Brasil

O título de hoje é "O Vendedor de Sonhos - O Chamado". Esse o primeiro livro de uma trilogia que aborda temáticas referentes ao universo consciente do ser humano.


A obra conta a história de um homem que se utilizou do anonimato para esconder sua verdadeira identidade. O Vendedor de Sonhos - como gostava de ser identificado - se apresentava como um maltrapilho e andarilho que sempre tinha algo 'perturbador' para dizer.

No alto de um prédio o reconhecido pesquisador e professor universitário Julio César Lambert estava a ponto de se jogar, acreditando que o suicídio seria o fim das angustias. Enquanto observam a cena e discutiam o melhor modo de agir, o chefe de polícia, o chefe dos bombeiros e um famoso psiquiatra não se deram  conta do senhor da aproximação de um senhor que caminhava com passos decididos e avançava em direção ao suicida. Com um comportamento controverso e uma série de questionamentos atordoantes, o Vendedor de Sonhos conseguiu capturar a atenção do professor e fazê-lo perceber-se como um ser humano em reconstrução e assim evitar uma tragédia.

Impressionado com o a sabedoria do anônimo, o professor decide seguir aquele homem que dança no meio da rua e acredita que vivemos em um hospício global recheado de vícios e males para a psique, num mundo cheio de doenças mentais, dores de cabeça, depressão, excesso de pressão e outras coisas que corroem a criatividade e destroem a imaginação das pessoas, sobretudo s crianças. O mestre, como passa a ser chamado, começa a conquistar seguidores e escolhe para integrar seu grupo justamente aqueles relegados pela sociedade, como um bêbado, um ladrão, um psicótico e uma velhinha.

  



Durante essa jornada o Vendedor de Sonhos fez muitos amigos, mas, como não poderia deixar de ser, suas palavras e pregações também despertaram a ira de alguns. Certo dia alguns executivos do grupo Megasoft - um conglomerado com empresas nos mais diversos ramos, desde a moda até a informática - se aproximaram dos discípulos do mestre sob o pretexto de realizar uma homenagem para o homem que a tantos encantava com seus ensinamentos, levando-o para se apresentar em um estádio, pois assim milhares de pessoas teriam a oportunidade de ouvir e absorver os ensinamentos do mestre.

Entretanto o grupo de seguidores não imaginava que estavam conduzindo seu mestre para uma armadilha. Assim que o mestre subiu ao palco, em um grande telão foram exibidas cenas de um homem sofrendo alucinações e gritando com as paredes, posteriormente o homem que gravava as imagens começou a fazer perguntas sobre o que o psicótico via e por fim, quando a câmera focou no rosto do mentalmente transtornado, pode-se ver que a pessoa em questão era o vendedor de sonhos.

Mas nada de dar spoiler! Na verdade já contei até muita coisa do livro.  Para saber o desfecho dessa história e descobrir a identidade do mestre vocês terão que ler o livro.Tudo o que posso adiantar é que o final é surpreendente e que a leitura da obra deve provocar também em você uma mudança no modo de ver e viver a vida.

Depois de ler volta aqui e diz pra gente se você gostou ou não da indicação. E se tiver algum livro, filme, HQ, programa de tv ou qualquer outra coisa que acredite caber aqui nesse espaço, compartilha conosco.

Um amplexo e até a próxima.