sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Presentes de Natal

Salve, Salve galerinha!

Sejam muito bem-vindos de volta para mais um espaço Mente Sã. Hei de confessar que esse texto foi criado originalmente pensando no dia das crianças, porém como publicamos nesse espaço costumeiramente no dia 15, a efeméride já haveria transcorrido. Mas como o natal também é uma época em que os pequenos são bastante lembrados, resolvi dedicar o espaço para apresentar dicas de diversão voltadas aos “niños”.

Quando criança, como a imensa maioria das crianças, eu adorava ganhar brinquedos de presente e jogos de tabuleiro sempre tinham sucesso garantido comigo. Dependendo do jogo eu era capaz de passar horas e horas e horas e horas ali reunido com meus amigos e, sem perceber, desenvolvendo habilidades que são importantes para a vida como socialização, interação, respeito a regras, capacidade de argumentação (porque não era raro haver discordância), improvisação, criatividade etc.

Um jogo que eu gostava bastante e até mencionei numa postagem anterior é o Banco Imobiliário. Conceitos de compra e venda, barganha de preços (acho que não estava nas regras, mas sempre negociávamos o preço dos títulos), investimentos, rendimentos, poupança e percepção de volume, quantidade e valor do dinheiro são aprendidos nesse jogo.

Hoje em dia o brinquedo está um pouco diferente, está mais moderno. Passei numa loja dia desses e vi que em vez de cédulas agora se joga com cartão de crédito e até mesmo aplicativo para celular. Muda-se a forma de pagamento, mas a ideia continua a mesma. Então por isso super indico como presente a partir dos 11 anos.

Mas se você considera uma tarefa árdua conseguir afastar seus filhos do computador, tablet ou celular, pode jogar AQUI uma versão virtual do banco imobiliário.


Outro jogo que eu também gostava bastante era o jogo da vida. Não lembro tanto desse jogo, mas pelo que me recordo era uma corrida em busca do sucesso e no meio do caminho você tinha que lidar com assuntos como seguro de vida, seguro do carro e da casa, certificado de ações e notas promissórias. Fazia também parte do jogo fatores como a escolha de uma profissão, gastos com os filhos e demais situações do cotidiano que vão ajudar seu filho a enxergar as fases pelas quais você já passou (e ainda passa) e os desafios que ele enfrentará. Recomendado a partir de 8 anos.



Esse jogo eu encontrei nas pesquisas pela internet. Como não é da minha época, eu nunca joguei e não tenho muito o que falar além do que li no site da Estrela. A fabricante diz que neste jogo, as crianças têm que aprender a lidar com o seu dinheiro, combinando gastos e empréstimos com o recebimento da mesada. Vence quem chegar ao final do mês, no tabuleiro, com mais dinheiro. É recomendado a partir de 6 anos e pode funcionar como um reforço a mesada da vida real.


Quem já leu o texto de agosto e aceitou a sugestão do Alexandre já deve ter lido Pai Rico, Pai Pobre do Robert Kiyosaki e sabe que o autor fala de uma corrida de ratos e cita um jogo desenvolvido por ele. Pois então, Cash flow é o jogo.
Apesar de o livro ser de 1997, eu só fui ter acesso a esse jogo agora, enquanto escrevia esse artigo e posso dizer para vocês que adorei. Gostei muito mesmo.

O brinquedo ensina conceitos como investimentos, dividendos, renda passiva, controle financeiro etc. O jogador aprende brincando que suas escolhas podem levá-lo a falência ou a independência financeira, fazendo com que o seu dinheiro trabalhe para você, de modo a levar para fora da “corrida de ratos” e possibilitar uma vida de prosperidade na “pista rápida” da vida. Recomendado a partir de 10 anos.

Ah! Tem uma versão on-line do jogo. É só você clicar AQUI, realizar um breve cadastro e combinar com até 5 amigos para juntos se divertir num jogo privado ou então jogar com pessoas de qualquer lugar do mundo ou até mesmo sozinho. Só devo avisar que o jogo demora um pouquinho para carregar e o site está em inglês, mas nada que atrapalhe o aprendizado.



Ah! O velho ábaco… Velho mesmo! A história diz que esse instrumento de cálculo tem sua origem há mais de 5.500 anos. Esse brinquedo é recomendado para crianças a partir de 03 anos, pois ajuda no desenvolvimento de habilidades motoras, concentração e raciocínio lógico-matemático, ajudando as crianças a realizar operações de soma e subtração de forma visual.

Importante ressaltar que existem ábaco fechado (como esse da imagem) e o ábaco aberto, com as contas soltas. Então papai e mamãe, na escolher de presentear seu rebento preste atenção para evitar acidentes. As contas são peças pequenas e podem facilmente ser engolidas.




  




Bem amigos, vou parar por aqui. Esse foi um dos textos que mais gostei de escrever e tranquilamente poderia trazer mais algumas indicações; e não só de brinquedos como também de livros. Mas acho que o post já está com um tamanho razoável e com opções que cobrem diversas faixas de idade.

Espero que se divirtam tanto lendo como eu me diverti escrevendo e, mais ainda, desejo que tenham bons momentos jogando com as crianças ou até mesmo sem elas. E se puder deixe aqui um comentário sobre o que achou do texto e do blog e também compartilhem se deu algum presente de dia das crianças e qual foi.


Um amplexo e até a próxima.