quinta-feira, 1 de junho de 2017

Como será o amanhã...



Hoje vou falar um pouquinho sobre a aposentadoria. Não vou me aprofundar no texto da reforma da
previdência que foi para votação na Câmara e no Senado; nem tampouco explicar as métricas de
cálculos do sistema vigente ou daquele que está sendo proposto. Talvez em outro momento.

Mas como o assunto estava muito em voga até sermos atropelados pela delação do Joesley Batista, é só dar um Google que aparecerão dezenas de páginas com explicações e comentários de pessoas bem mais capacitadas do que eu para falar sobre o assunto.

E sabem como surgiu o tema desse post? Não, claro que não. Mas eu conto para vocês. Foi de uma maneira muito casual, uma daquelas que a gente chama de insight. Eu estava sentado na frente do computador, padecendo da síndrome da página em branco, pensando em mil coisas e sem conseguir escrever nada e com uma musiquinha martelando incessantemente na minha cabeça. A música é mais ou menos assim:

“Como será amanhã?
Responda quem puder
O que irá me acontecer?
O meu destino será
Como Deus quiser
Como será?...”

Isso mesmo, Simone Bittencourt de Oliveira. Aposto que quando ela canta você lembra logo da época de Natal, não é mesmo? Pois é, comigo não é diferente. Estamos em junho e enquanto escutar a música acima na voz dela, se desenhava em minha mente a família reunida na noite de 24 de dezembro, as crianças ansiosas para abrir os presentes, a avó passando com as comidas para arrumar a mesa… enfim, você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com aposentadoria né. Calma, eu explico.

A cena em si não tem nada, mas o trecho da música tem tudo. Afinal, como será o amanhã? O que irá me acontecer quando eu me aposentar? Vou deixar a cargo do destino? Rezar para Deus prover, porque só um milagre para fazer caber no orçamento o aluguel, o plano de saúde e a farmácia? Responda quem puder.


Como será o amanhã eu também não sei. Tudo o que sei é que entra governo e sai governo e o sistema previdenciário sempre é afetado. Talvez você não se lembre, mas FHC, Dilma e até mesmo o Lula já fizeram alterações nesse sistema (veja aqui). Um mexeu no tempo de contribuição, outro focou nos servidores públicos, teve quem alterou a idade mínima… Como pode perceber, alterar as regras do jogo não é exclusividade do governo Temer. A diferença é que talvez a dose do “remédio” seja agora maior e mais amarga.

E tenha certeza de que a próxima pessoa que ocupar a presidência irá também, mais uma vez, alterar as regras para o recebimento do benefício. Se a mudança será positiva ou negativa? Não sabemos, mas pelo histórico acho que podemos imaginar.

Então amigos, venho recomendar que comecem a agir o seu futuro. Não importa muito se você tem 16 ou 66 anos, sempre é tempo de começar a caminhar para uma vida melhor. Separe todo mês um pouquinho do seu salário (ou da sua mesada) e invista para sua aposentadoria. Não precisa ser muito, a partir de 30 reais já é possível fazer um pé-de-meia aplicando no Tesouro Direto.


Existem também outras alternativas, como os já famosos planos de previdência privada PGBL ou VGBL, fundos de investimento, ações de boas empresas com vistas ao médio/longo prazo, CDB, LCI, LCA e etc. Só não vale aportar seu rico dinheirinho na poupança e vê-lo se desvalorizando face a inflação.

Não é justo que depois de tantos anos trabalhando arduamente, quando chegar naquela fase da vida em que almejamos descansar, desfrutar do que foi construído, realizar os desejos adiados, os sonhos que ficaram guardados, paparicar os netos, dar a volta ao mundo, se isolar num sítio no interior do interior para criar galinhas e plantar couve. Independente de qual for o seu objetivo, o que nós não queremos é que você deixe ele de lado para continuar trabalhando por obrigação, porque o dinheiro não paga as contas ou porque as regras para aposentadoria mudaram mais uma vez, esticando a idade mínima e/ou o tempo de contribuição. Mas para “ficar de boas” é preciso começar AGORA seu planejamento e conte conosco se precisar de ajuda.

Grande amplexo e até breve.

P.S.: No próximo texto eu vou tentar falar sobre os juros compostos aqui no espaço “bolso são” e vocês vão ver a maravilha que ele pode fazer em nossas finanças e como ele torna mais fácil nossa caminhada para um futuro mais tranquilo, sem depender do INSS.