quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Vou ensinar-lhe a ser Rico - parte 2


Sejam bem vindos de volta meus amigos da blogosfera. Como passaram esses dias? Espero que bem.
Vamos dar continuidade a nossa conversa. Ah! Você não leu o primeiro texto, é importante que leia, então aproveite e clique aqui.
         Estamos há dias da festa de carnaval e é necessário que saiba de uma coisa: Há uma grande campanha de marketing direcionada para que você faça apenas uma coisa: GASTE!
         São os Comerciais de TV, Revistas e Jornais todos estão empenhados nisso: Gaste! Aproveite o hoje sem se preocupar com o amanhã. Viaje. Vá a Restaurantes e a Bares. Curta a vida!
         Gaste ... gaste ... e gaste.
       Cuidado com essa enxurrada de propagandas.
         É o slogan “Carpe diem”


Carpe diem é uma expressão em latim que significa aproveite o dia”. Não significa aproveitar um dia específico, mas tem o sentido de aproveitar ao máximo o agora, apreciar o presente.
O termo foi escrito pelo poeta latino Horácio (65 a.C.- 8 a.C.), no Livro I de “Odes”, em que aconselha a sua amiga Leucone na frase: “...carpe diem, quam minimum credula postero". Uma tradução possível para a frase seria “...colha o dia de hoje e confie o mínimo possível no amanhã”.
Tem que se viver o hoje sim! Afinal a vida é breve, trabalhamos e temos todo o direito ao lazer e a diversão, entretanto há a necessidade de se preparar para o amanhã, pois como viver o hoje sem se preocupar com o amanhã se o futuro nos chega com as contas de luz e de água, as mensalidades do colégio dos filhos, a faculdade e tantas outras coisas inesperadas?
Olhe a sua saúde financeira. Não é saudável viver uma vida desregrada. Tudo demais é prejudicial: Exercício, em demasiado, faz mal; açúcar, demais, faz mal e até água, demais faz mal. Lembra da fábula da formiga e da cigarra? Não lembra, então aproveite e clique aqui e leia. Tem que se achar o meio termo. Trabalhar sim, mas também se divertir!
         Por não se preocuparem com a saúde financeira é que muitas pessoas estão doentes. Mas, vocês são diferentes e por isso estamos aqui.
Então, conseguiram fazer o orçamento? Já estão anotando todas as suas despesas, até aquelas pequenas? Como ficou? Está no vermelho? Está Falido? Acalme-se, vamos juntos fazer uma análise, mas antes preciso que entenda uma coisa: Há uma distância imensa entre Rico e Falido, veja no gráfico:
   

         Há vários pontos na escala financeira, vamos conhecê-los:

·       Orçamento no Azul

Rico é aquela pessoa que já conquistou a Liberdade Financeira ou seja, ela é livre financeiramente para fazer o que quiser, sem comprometer suas reservas;
Independente Financeiramente – IF é aquela pessoa que já conquistou a possibilidade de não mais trabalhar, seus rendimentos financeiros já são o suficiente para arcar com suas despesas.
Segurança Financeira é aquela pessoa que já possui o seu “colchão financeiro”

·       Orçamento no Vermelho

Insegurança Financeira é aquela pessoa que vive do seu crédito pessoal: Cartão de Crédito e Limite do Cheque Especial
Dependência Financeira é quando a pessoa estourou todos os seus limites e precisa da ajuda dos outros (recorre ao cartão dos outros, pois seu credito está estourado)
Falido não tem mais nada. 

         Lembre-se que a missão do blog é ajudar as pessoas a “acumular uma boa reserva financeira sem abrir mão dos prazeres pessoais” e por isso há vários pontos que se precisa ser debatido, começaremos pelo orçamento no vermelho.
         Afinal se tuas contas estão no vermelho é porque sua saúde financeira não está nada boa e você terá que cuidar dela.
         Mas, isso será no nosso próximo POST. Pois, já chegamos ao final de nosso encontro. Organize seus dados financeiros, revise seu orçamento e veja o que pode ser mudado. Queremos te ajudar a se livrar das dívidas:
“Vou ensinar-lhe ser Rico”, como diz o livro!

Até a próxima.