Salve galera! Bem-vindo de volta para mais uma sugestão literária.
Minhas devidas vênias já em antecipação, pois pelo meu outro post vocês já devem ter percebido que fazer resenha de livros não é o meu forte. Aliás livros filmes, séries, espetáculos teatrais, jogos de videogame e toda a sorte de coisas que algum dia vai aparecer aqui no espaço Mente Sã.
Mas vamos lá, segue o baile!
“Imagine que, após uma noite maldormida e repleta de pesadelos, você acorda mau. Mau com “u” mesmo: uma pessoa ruim, um canalha ou, como se dizia nas novelas, um cara frio, mesquinho e sem escrúpulos. Diante do espelho do banheiro, você promete a si próprio:
- A partir de hoje, lutarei para prejudicar os trabalhadores. Espalharei a miséria e a corrupção. Aproximarei o Brasil do Apocalipse! (Segue-se uma gargalhada demoníaca enquanto uma trovoada ressoa lá fora.)”
Assim começa o Guia Politicamente Incorreto da Economia Brasileira; escrito por Leandro Narloch e parte integrante da coleção “Guia Politicamente Incorreto”.
Leandro Narloch é um jornalista e escritor brasileiro graduado pela Universidade Federal do Paraná e Mestre em filosofia pela Universidade de Londres. Foi repórter da revista Veja e editor das revistas Aventuras na História e Superinteressante, do Grupo Abril. Desde dezembro de 2016 mantém uma coluna no jornal Folha de São Paulo.
Já o livro é um tanto quanto controverso. Conseguiu irritar bastante gente (comentários que vi pela internet) e aviso que há grandes chances de você também se irritar.
Portanto, o que eu tenho a dizer sobre O Guia Politicamente Incorreto da Economia Brasileira é: leiam esse livro com a mente e o coração abertos e despidos de preconceitos e não levem a ferro tudo o que diz o autor.
Embora muito bem escrito e extremamente embasado, o livro – na minha opinião – é um tanto tendencioso e apresenta ideias liberais, confrontando muito daquilo que a maioria de nós está acostumado a ver, ouvir e ler nos noticiários.
Entretanto esse guia pode muito bem servir como ponto de partida para despertar sua curiosidade em pesquisar o outro lado das notícias e entender questões como:
- as causas da desigualdade no Brasil;
- o trabalho escravo nem sempre é escravo;
- a busca pelo lucro pode servir ao interesse público;
- por que as mulheres ganham menos que os homens;
- as ações assistencialistas do governo encarecem sua vida;
- a pobreza diminuiu porque os pobres deixaram de nascer;
- especuladores fazem bem a economia.
Espero que você aproveite bem a leitura e volte aqui para me dizer o que achou do livro.
Grande amplexo e divirtam-se.