sábado, 1 de outubro de 2016

"Se acha que a instrução é cara, experimente a ignorância."

Benjamin Franklin


Começamos o Blog falando que é possível se preparar para o inverno sem deixar de aproveitar o verão, ou seja, é possível acumular uma boa reserva financeira sem abrir mão daquele cafezinho diário. Se você não leu o post clique aqui.
Nesse segundo texto não vou trata-lo como criança, mesmo estando no mês delas, pois o assunto aqui é sério e vital.
Ninguém consegue viver tranquilo cheio de dívidas, ver o seu saldo bancário no vermelho e recebendo ligações de credores o dia inteiro. Isso realmente tira o sono. Por isso tenho que ser bem sincero contigo: você está doente!

Isso mesmo, doente! Doente Financeiramente.



E o primeiro sintoma de que as finanças pessoais não vão bem é o surgimento daquela inconveniente insônia. Com isso, vem à sonolência e o cansaço diurno, a falta de concentração, a impaciência com pequenas questões rotineiras, as recorrentes discussões familiares e no ambiente de trabalho, a angústia permanente e a sensação de que se está em um caminho sem retorno. O agravamento da crise pode impactar implacavelmente, inclusive, em sua saúde física. Há pessoas que tiram até a própria vida nessas ocasiões!
Mas como proceder em um momento em que o orçamento está no vermelho e que a vida parece que está do avesso? 
Simples, basta procurar ajuda! A dívida é uma doença e tem que ser tratada com seriedade e planejamento. Ao ficar doente vamos ao médico falamos os sintomas e ele nos dá o remédio e tratamento adequado. Infelizmente não temos o mesmo cuidado quando se trata da saúde financeira: estamos doentes e não procuramos ajuda!
           Certa vez tive uma gastrite muito forte e precisei fazer um tratamento de seis meses. Não tinha outra saída; fiz o tratamento e estava curado antes do prazo. É preciso querer mudar. E sei que você quer.
Por isso quero, antes de qualquer coisa, te parabenizar, se você está aqui é porque está procurando ajuda e vamos juntos reverter essa situação, mas saiba que tem que seguir o tratamento até o fim. Quando aparecer os primeiros sinais de melhora, começar a diminuir suas dívidas e sobrar àquela grana no final do mês não pare o tratamento!
       O importante, agora, é manter a cabeça fria e priorizar a razão. Admitir que perdeu o controle das finanças e que é preciso agir imediatamente.



Acredito que um dos princípios do dinheiro é manter uma vida com dignidade, falamos sobre isso no Quem Somos, se não leu clique aqui e viver com dívidas, sendo cobrado todos os dias, doente financeiramente, nem de longe é viver com dignidade. Chegou a hora de mudar!
Vamos lá, lápis e papel na mão.
Nesse momento preciso que você pegue uma folha de papel e anote todas as suas dívidas e todos os seus gastos mensais e do outro lado a sua receita. Parece uma bobeira, mas é aqui que você saberá os "sintomas da doença" e saberá exatamente qual é o valor de sua dívida.
Junte tudo: extratos bancários, faturas do cartão de crédito, contas mensais e principalmente aqueles gastos diários com o cafezinho. (calma, não falei para cortar o cafezinho, apenas para anotar o valor dele, também gosto de um cafezinho depois do almoço).
Ao comparar os valores você notará uma grande diferença, que seria o valor, se positivo, da grana que está em sua carteira. Entretanto como a maioria das pessoas, essa diferença corresponde àquela grana que você não sabe onde gastou (Será que foi o café ???).
Por isso que é necessário o registro de todas as suas despesas mensalmente! De agora em diante você vai anotar tudo o que gastar, tudo mesmo! Não podemos te ajudar se nem você sabe o tamanho de tua dificuldade, nem o quanto está doente!
Esse é o primeiro passo para uma vida saudável financeiramente, repito: anote tudo, dia a dia de tudo o que você gastar, comprar e doar. Tudo mesmo.
Futuramente, iremos mostrar que é imprescindível cortar radicalmente as despesas supérfluas e destacar todos os débitos pendentes de pagamento, priorizando aqueles que estão sendo corrigidos com taxas de juros mais caras: o cheque especial e o cartão de crédito.
Sim, é muita informação, mas é pra isso que estamos aqui. Vamos caminhar ao teu lado e levá-lo a vida sem dívidas. Afinal essa é nossa meta! Nós do Mente Sã, Bolso São não descansaremos até que você esteja livre de suas dívidas e ainda tenha uma boa reserva financeira.
É claro que você consegue.
Até a próxima.